SPECT MEDICINA DIAGNÓSTICA
A cintilografia é um exame que faz parte da Medicina Nuclear, utilizando compostos levemente radioativos injetados por cateter em veias e órgãos. Com o movimento desses compostos radioativos na circulação, é possível obter imagens para fins diagnósticos mais precisos.
Cintilografia do Miocárdio (Estresse Físico ou Farmacológico)
Na chamada Cintilografia do Miocárdio Perfusão (estresse farmacológico), o objetivo é determinar a distribuição de sangue no tecido do coração em ritmo acelerado devido ao estresse induzido por medicamento.
No caso da Cintilografia do Miocárdio Perfusão – Repouso Estresse Físico, o objetivo é avaliar o funcionamento do coração e a distribuição do sangue em sua musculatura.
O paciente recebe uma injeção com medicamento levemente radioativo, ligando-se, assim, a células específicas.
São capturadas imagens do coração em repouso. Após um esforço físico, como correr em esteira ou pedalar bicicleta ergométrica, o paciente passa pela máquina de cintilografia, e imagens do coração batendo acelerado são captadas.
Cintilografia Cerebral
É um exame capaz de detectar alterações na circulação de sangue e função do cérebro, geralmente realizado para auxiliar na identificação ou acompanhamento de doenças degenerativas cerebrais, como Alzheimer, Parkinson ou tumor, principalmente quando outros exames (ressonância magnética ou tomografia computadorizada) não são suficientes para confirmar as suspeitas.
O exame de cintilografia cerebral é realizado com a injeção de medicamentos conhecidos como radiofármacos, sendo o mais comum o ECD-99mTc, que são capazes de se fixar no tecido cerebral, permitindo a formação das imagens no aparelho.
Cintilografia Cerebral com Receptor Dopaminérgico (TRODAT)
Exame utilizado na avaliação da circulação cerebral, indicado em pacientes que estão em investigação da Doença de Parkinson.
O radiofármaco é administrado por via endovenosa e as imagens são realizadas após 4 horas de aplicação da injeção. São realizadas imagens na câmara de cintilação durante aproximadamente 60 minutos.
Cintilografia da Tireoide (com Tecnécio, Iodo-123 ou Iodo-131)
Na Cintilografia de Tireoide, podemos usar o pertecnetato livre (99mTc), ou variantes do elemento químico Iodo (Iodo-123 e Iodo-131).
Esse exame estuda a tireoide, com a ajuda de imagens obtidas após a administração do radiotraçador escolhido, avaliando a morfologia e o funcionamento da mesma.
Com esse exame, é possível analisar a formação de tumores e nódulos na tireoide e também as causas do hipotireoidismo e do hipertireoidismo, como a Doença de Graves, Doença de Plummer, e inflamações.
Cintilografia das Paratireoides
As glândulas paratireoides são estruturas localizadas geralmente adjacentes à glândula tireoide e são responsáveis pela produção do hormônio chamado paratormônio (PTH), que atua no controle do metabolismo do íon cálcio em nosso organismo.
Esse exame tem o objetivo de avaliar o funcionamento das paratireoides, detectando condições como o hiperparatireoidismo primário e secundário.
Com ele, é possível identificar a localização da glândula paratireoide hiperfuncionante, facilitando cirurgias e procedimentos na região.
Cintilografia Óssea Convencional e Avaliação do Fluxo Sanguíneo (Trifásica)
O exame de Cintilografia Óssea é um procedimento altamente sensível para a detecção de alterações do metabolismo ósseo, auxiliando no diagnóstico e acompanhamento de tumores ósseos, pesquisa de metástases e doenças metabólicas.
O exame é feito por meio da administração endovenosa de MDP-99mTc, sendo as imagens então realizadas após 2-3 horas da injeção. Nos casos da necessidade da avaliação trifásica (onde é avaliado o fluxo sanguíneo e hiperemia capilar), são realizadas imagens adicionais no momento da administração do radiotraçador.
Cintilografia para Pesquisa de Refluxo Gastroesofágico
O exame é feito para avaliar a presença e a intensidade do refluxo gastresofágico, condição em que parte do conteúdo do estômago retorna para o esôfago, causando sintomas e desconforto.
Este exame é realizado com a finalidade de avaliar a frequência, duração e extensão dos episódios de refluxo, reproduzindo as condições em que ele ocorre, além de determinar a existência ou não de aspiração pulmonar.
O exame é realizado através da ingestão via oral do radiotraçador diluído em líquido, mais comumente na água, seguido de múltiplas imagens com duração de 30 minutos. Pode ainda ser administrado com leite e suco em casos pediátricos.
Cintilografia Pulmonar (Inalação e/ou Perfusão Pulmonar)
A Cintilografia Pulmonar com Inalação e Perfusão permite que o pulmão seja estudado, por completo, quanto à passagem de ar e sua circulação sanguínea, permitindo diagnóstico de pneumopatias variadas, desde pneumonia até embolia pulmonar.
É um método de diagnóstico por imagem muito usado para detectar doenças e acompanhar sua evolução, principalmente da tromboembolia pulmonar.
A etapa de inalação pulmonar é realizada através da inalação de aerossóis de DTPA-99mTc, seguida de imagens estáticas dos pulmões.
A etapa de perfusão é realizada com a administração endovenosa de MAA-99mTc, seguida de novas imagens estáticas dos pulmões.
Cintilografia Renal Dinâmica (DTPA-Tc99m)
A cintilografia renal dinâmica com DTPA-99mTc, também conhecida como estudo renal dinâmico, permite a avaliação renal das fases vascular, funcional e a fase excretora.
É um exame indicado na avaliação de várias doenças renais, sendo mais comumente utilizada no diagnóstico e acompanhamento de obstruções funcionais, hidronefroses, avaliação de transplantes renais, entre outras, através da avaliação da função glomerular dos rins e a perviedade das vias excretoras urinárias.
O exame é realizado através da administração endovenosa de DTPA-99mTc, seguida de imagens dinâmicas e estáticas, com duração média de 1 hora.
Cintilografia Renal Estática (DMSA-Tc99m)
A Cintilografia Renal Estática (DMSA) avalia a função tubular e a estrutura anatômica do córtex renal. É um método confiável e acurado para o diagnóstico e acompanhamento de cicatrizes renais e para a avaliação da função renal tubular relativa, auxiliando no acompanhamento de nefropatias e avaliação de exclusão funcional do rim.
O exame é realizado com a ajuda da injeção endovenosa de DMSA-99mTc, e são realizadas imagens dos rins em média 3 horas após a administração do radiotraçador.