SPECT MEDICINA DIAGNÓSTICA
Terapia com radioisótopos é alternativa no tratamento de pacientes com câncer.
Também conhecida como terapia molecular dirigida por radionuclídeo ou radioterapia molecular, envolve a utilização de um composto de droga radioativa, chamado radiofármaco, que busca e destrói as células cancerígenas.
Quando administrado por via oral ou injetado na corrente sanguínea do paciente, o radiofármaco alcança o local da doença e a radiação emitida por ele destrói as células cancerígenas. A grande vantagem desses medicamentos é que o dano aos tecidos saudáveis é pequeno. Isso ocorre porque essas drogas são direcionadas quase que exclusivamente para as células tumorais, que serão mortas pela radiação.
O efeito da radiação para as células normais em torno do tumor é muito pequeno, fazendo com que essas não sejam danificadas pelo tratamento. Por isso a terapia molecular é também conhecida como terapia direcionada.
O tratamento mais frequente é a radioiodoterapia com Iodo-131 para tratamento de câncer diferenciado da tireoide. Nos acompanhanhe que iremos postar mais detalhes sobre esse tratamento em breve.