Alzheimer
Doença neuro-degenerativa que provoca o declínio das funções cognitivas, reduzindo as capacidades de trabalho e relação social. Com o passar do tempo, ela também interfere no comportamento e na personalidade da pessoa, causando consequências, como a perda de memória.
Lúpus
Caracterizado como um distúrbio crônico que faz com que o organismo produza mais anticorpos que o necessário para manter o organismo em pleno funcionamento.
Fibromialgia
Ataca especificamente as articulações, causando dores por todo o corpo, principalmente nos músculos e tendões. A síndrome também provoca cansaço excessivo, alterações no sono, ansiedade e depressão. A doença pode aparecer depois de eventos graves como um trauma físico, psicológico ou até mesmo uma infecção.
Alzheimer, lúpus e fibromialgia são doenças diferentes, mas que apresentam dois pontos em comum: são crônicas e incuráveis.
A campanha Fevereiro Roxo vem para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dessas doenças de forma que os sintomas sejam controlados ou retardados, oferecendo melhor qualidade de vida aos pacientes acometidos por estas patologias.
A Medicina Nuclear tem um papel muito importante no diagnóstico do Alzheimer.
Responsável Técnica: Dra. Nathalia Novaes Cosenza
CRM 166600/SP
RQE 94070